segunda-feira, 18 de agosto de 2014

LUTO: UMA CERTEZA DA VIDA (TEXTO 1)



A dor da perda. Sentimentos confusos. Sensação de estar perdido, de não saber o que falar, como agir.
O luto é um processo pelo qual todos nós passamos ou vamos passar um dia, de formas diferentes para cada pessoa, pois somos singulares e nossa forma de manifestar o que sentimos é muito particular. Mas ele é uma certeza em nossa vida. Há vários tipos de luto, pois também há diferentes formas de perdas (divórcio, saída dos filhos de casa, mudança de cidade...), mas o que nos remete diretamente a palavra luto é a morte. E é sobre ela que vamos nos ater neste momento.
A morte muda tudo: a rotina, os planos, alguns sonhos... a dor da perda, associada a essas mudanças faz com que a pessoa que passa por esse processo tenha que se reestruturar e isso leva tempo. Muitos conseguem em um tempo menor retomar suas atividades, sem deixar de se sentir tristes em muitos momentos e com saudades. Outras pessoas levam um tempo maior, mas também superam a tristeza mais profunda. Mas algumas pessoas  acabam tendo dificuldade em passar por este processo, principalmente quando a perda é traumatizante (acidentes, doenças com uma evolução rápida, assassinatos dentre tantas outras formas...).
Muitas pessoas acabam prolongando o luto e este se torna um adoecimento, que a impede muitas vezes de tomar atitudes favoráveis a si mesmas, o que está geralmente associado a um sentimento de culpa. Mesmo que a razão esclareça que não há culpa e não temos como controlar a morte, o sentimento nos "corrói por dentro", e acabamos nos punindo de alguma forma. Como consequência, acabamos atingindo pessoas que também amamos, que estão junto de nós, que tentam nos ajudar, nos dar apoio. Neste momento é preciso reconhecer que podemos e precisamos de ajuda. Uma escuta profissional, num processo de terapia auxilia neste processo, nesta reestruturação.
O psicólogo é o profissional mais capacitado para acompanhar a pessoa neste momento tão difícil. O acolhimento da dor, o entendimento dos sentimentos e o espaço para que eles se manifestem proporcionam alívio e a retomada dos projetos de vida.
Precisamos reconhecer que nem sempre conseguimos superar alguns fatos sozinhos. Podemos e devemos pedir ajuda! Não somos super-heróis, somos seres humanos e não vivemos isolados, vivemos em sociedade, e juntos podemos mais. Procurar ajuda não é sinal de fraqueza, pelo contrário, é prova de que somos importantes e que a pessoa que partiu gostaria de nos ver felizes, seguindo nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário