sábado, 23 de agosto de 2014

(RE) ENCONTRO CONSIGO MESMO: A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA AUTOESTIMA



Ouvimos muitas vezes que cuidar da autoestima é importante. Geralmente atribuímos o cuidado com a autoestima ao cuidado com nossa aparência física, usando uma roupa bonita, cabelos arrumados, maquiagem, corpo malhado... tudo isso faz parte sim do cuidado consigo mesmo é muito importante, mas o significado da boa autoestima é muito mais extenso. 

Podemos dizer que a autoestima é a estima que temos por nós mesmos, o apreço, a admiração. Ainda, é a forma como eu me vejo, como eu me percebo, o quanto eu me quero bem... ou não. Sim, porque se minha autoestima não é boa, se ela está baixa a imagem que tenho de mim mesmo tende a ser negativa. 

A definição de como está minha autoestima acaba definindo também as minhas escolhas: o trabalho que eu realizo, a alimentação, as pessoas que eu escolho pra me relacionar...  se eu estimo alguém eu quero o bem a esta pessoa, sou carinhosa. Se eu me estimo tem que ser da mesma forma, tenho que querer o meu bem, tenho que cuidar de mim, cuidar da minha alimentação, fazer atividades que me dão satisfação, estar com pessoas que me fazem bem, saber dos meus limites e dizer não para o que me prejudica de alguma forma.

Quais os sinais da baixa autoestima? Sentimento de inferioridade, insegurança, pensamentos pessimistas, dificuldade de lidar com frustrações, resistência em receber elogios, dificuldade de impor limite ao outro porque tenho preocupação em ser querido, ansiedade, agressividade e outras vulnerabilidades emocionais.

Para ter uma boa autoestima é importante exercitar o autoconhecimento para enaltecer nossas qualidades e diante dos defeitos, das dificuldades que percebemos em nós, fazer movimentos de mudança, de início pequenos, mas sem desistir de fazê-los. Se sou tímido, posso começar a tentar olhar mais as pessoas nos olhos. Se acho que estou acima do peso, que tal  começar a fazer pequenas caminhadas, um dia dez minutos, outro dia quinze... podemos começar aos poucos mas dar continuidade, para que as mudanças realmente aconteçam. É assim que aprendemos a maioria das coisas que sabemos. Não aprendemos a ler de uma hora por outra, tivemos que levar anos para poder ler e interpretar bem o que lemos. Errando e acertando, mas nunca parando de tentar. Não podemos esquecer outra opção sempre válida para buscar o autoconhecimento: a psicoterapia.

Quanto mais eu gosto de mim, mais eu escolho coisas boas para mim. Se ame! Você merece este carinho!

2 comentários: